A calculadora de impactos do garimpo ilegal utiliza uma fórmula econômica que estabelece uma relação entre características contextuais do garimpo e seu impacto social e ambiental esperado. A fórmula utiliza parâmetros médios de produtividade e de impacto sistematizados pela literatura acadêmica e por entrevistas a pesquisadores e garimpeiros.

Defina o local

Você pode incluir algumas informações sobre o contexto da sua pesquisa para que a calculadora estime o valor dos impactos de forma mais precisa. A localização define outras variáveis como:

Densidade e tamanho da população afetada

Média de consumo de peixe

Custo de transporte para recuperação de áreas

Caso não tenha informações específicas, você ainda pode realizar a pesquisa. Nesse caso, serão incluídos automaticamente valores médios de contexto e impacto. Os resultados e suas explicações serão gerados na sequência.

Tipos de garimpo

Aluvião

Aluvião

Extração de minério pela escavação de valas (cavas) abertas, em geral, na beira de rios. Também conhecido como garimpo de baixão ou de barranco, é o tipo de garimpo ilegal mais comum na Amazônia.

Balsa

Balsa

Extração de minério pela dragagem do leito dos rios. Realizada em barcos ou flutuantes, não gera desmatamento, mas tem maior impacto em termos de contaminação dos rios por mercúrio.

Poço

Poço

Extração de minério por meio de túneis subterrâneos. Tem menores impactos em termos de desmatamento e erosão, porém também utiliza o mercúrio no processamento do minério.

Caso não seja especificado o tipo, serão considerados os impactos do tipo de garimpo mais comum na Amazônia: o garimpo de aluvião.

Uso de retorta

A retorta é um equipamento que reduz a dispersão do mercúrio por evaporação durante a amalgamação.


Unidade de medida

Anos de exploração do garimpo:


Para o garimpo de poço, sua idade pode ser utilizada como uma aproximação do tamanho, quantidade de ouro extraído e de mercúrio utilizado. Aplicado apenas no garimpo de poço.

Quantidade de ouro:


Considera o contexto médio de produtividade e impacto de garimpo na Amazônia. Essa unidade de medida pode ser utilizada quando ocorre apreensão de ouro ilegal sem que se saiba sua origem exata. Aplicado em todos os tipos de garimpo: aluvião, balsa ou poço.

Quantidade de balsas em um ano:


Para o garimpo de balsas, é necessário que o usuário saiba a quantidade de balsas/dragas existentes em um determinado rio. Ao realizar o cálculo, é possível também inserir a potência do motor da balsa, que no Brasil e no Equador é em média de 55cv, na Colômbia, 100cv, e no Peru, de 130cv. Aplicado apenas no garimpo de balsa.

Tamanho do garimpo:


Para o garimpo de aluvião, seu tamanho é dado pela multiplicação de sua área pela profundidade média das cavas. Essa unidade de medida é utilizada quando se conhece o local do garimpo ilegal, havendo possibilidade de detalhar o contexto com parâmetros específicos. Aplicado apenas no garimpo de aluvião.

Hipóteses de valores

A calculadora utiliza uma ponderação de valores da literatura. Os impactos podem ser calculados com base em valores médios (cenário conservador) ou máximos (cenário do princípio da precaução).

Inflação

Os valores originais da calculadora são de: 2022 para o Brasil; 2023 para a Colômbia, Peru e Equador; 2024 para Guiana, Suriname e Bolívia. Para atualizá-los para o ano corrente, insira o valor acumulado da inflação. Por exemplo, se entre 2023 e 2025 houve uma inflação acumulada de 7,5%, insira o valor 7,5 no campo indicado. Os valores da inflação anual por país podem ser observados na base de dados do Banco Mundial.

Usos da calculadora

A Calculadora de Impactos do Garimpo pode ser utilizada para três finalidades principais:

1. Estimar valores de danos ambientais para apoiar a definição de compensações e indenizações;

2. Estimar níveis eficientes de investimentos para planejamento e prevenção de impactos;

3. Estimar níveis eficientes de investimentos em tecnologias sem mercúrio.

Calculadora